Coisas do Japão: Barricadas de tráfego originais, graciosos e interessantes como medida de segurança.
Você sabe para que servem estes personagens coloridos na rua ou ao redor de obras?
Lembrei que diversas vezes, encontrei barricadas similares, orientando o trânsito de veículos e pedestres em locais de obras ou avisos delimitando espaços de entrada proibida devido a algum perigo local.
No Japão, todas as obras públicas, nas ruas, na canalização de água ou gás, reformas, encontramos vários avisos para alertar as pessoas que por ali transitam, não se aproximarem do local, é uma medida de segurança obrigatória.
Os avisos ganham formatos cada vez mais graciosos e simpáticos, deixando a cidade mesmo em obras, com aspecto agradável, colorido e sem poluir o ambiente visualmente.
São chamados de 【キャラクター単管バリケード Kyarakutā tan kan barikēdo】, ou seja, barricadas de tubos personalizadas, utilizando muitas vezes, imagens de animais como coelho, sapo, macaco, girafa, elefante, panda, e outros.
Barricada é um obstáculo defensivo criado colocando-se objetos entre si e o perigo. É uma espécie de trincheira improvisada. Pode ser feita com barricas, estacas ou qualquer outro material.
Do francês barricas (barril), é qualquer objeto ou estrutura que cria uma barreira ou obstáculo para controlar, bloquear a passagem ou forçar o fluxo de tráfego na direção desejada.
Barricadas de tráfego tem o objetivo de dissuadir a passagem para proteger ou avisar os locais perigosos, prevenir a passagem força por um veículo. Normalmente equipadas com luzes piscando a noite, usado para bloquear obras, construções de estradas, escavações e outros fins relacionados com a segurança. Antigamente eram feitas de madeira, atualmente utiliza-se o metal, o plástico ou material composto.
São peças de segurança tão simpáticos, tanto os estrangeiros como os próprios japoneses se encantam, e não deixam de fotografar. Encontramos na web uma variedade grande de barricadas diferentes, sendo utilizadas de norte a sul do Japão.
Veja alguns exemplos:
Fonte: Isto é Japão
Interessante, não acham? mesmo um canteiro ou uma rua em obra, ganha um perfil simpático e até aconchegante.... Isso é Japão!
Achei muito interessante essa reportagem, as barricadas de tubo único, que se parecem com um animal, parece ter começado em Hokkaido, em 2007, a sua primeira forma era um sapo, e depois foram surgindo outros.
Mas por que colocar em educação, para mostrar como a educação muda de um povo para o outro, enquanto no Japão a população respeita, as barricada, e obedece a sinalização, embora mesmo se parecendo com um brinquedo, se fosse aqui no Brasil, com certeza, não haveria respeito, estariam pichadas, quebradas e com certeza a maioria na casa de muitos enfeitando um jardim, então vemos que a educação de um povo é tudo e varia muito de um lugar para outro.E quem sabia um dia, espero que não seja muito distante, possamos ter algo assim em nossa ruas também.
Fonte: Vidas em Voltas
Fonte: Cool Kawaii Japan