Ética e Cidadania (2º Bimestre) - 2014

Três estudantes devolvem sofá usado porque tinha 30 mil euros em envelopes


  Três estudantes compraram um sofá usado, por 14 euros, mas devolveram quando descobriram vários envelopes com dinheiro. Ao todo, a anterior dona, de 91 anos, escondera 30 mil euros. Só que, devido a problemas de saúde, a família ‘livrara-se’ do sofá...

  Três estudantes norte-americanos deram uma lição de honra ao devolverem um sofá, depois de descobrirem que havia dinheiro escondido no mesmo.

  Na mobília, que custara 20 dólares (pouco acima dos 14 euros) numa loja de usados do Exército da Salvação, alguém escondeu num dos braços vários envelopes que, no conjunto, continham cerca de 30 mil euros.


  “Eram envelopes e mais envelopes. Pusemos todo o dinheiro em cima da cama e começamos a contá-lo e a gritar. De manhã, os nossos vizinhos disseram que pensavam que nos tinha saído a lotaria”, contou Cally Guasti, ao Telegraph.

  Depois da alegria com a inusitada descoberta, Cally, Reese Werkhoven e Lara Russo pensaram no que deviam fazer com o dinheiro. A decisão foi unânime: contactar o anterior proprietário, tanto mais que o nome constava no recibo do depósito.

  Quando ligaram, atendeu uma senhora de 91 que contou a história do sofá. Num momento em que teve problemas de saúde, alguém da família resolveu ‘livrar-se’ da mobília velha.

 Eles não pensaram duas vezes e resolveram devolver o sofá com o  dinheiro que pertencia a viúva nonagenária no dia seguinte a descoberta, ela “precisava muito dele”. Em compensação a viúva deu aos estudantes uma recompensa de mil dólares (mais de 700 euros).

  “No fundo, não era nosso. Se algum de nós o tivesse usado, não nos sentiríamos bem. Seria errado”, argumentou Cally Guasti.




Fonte: PT JORNAL TV



   Muito interessante o ato desta turma, e perguntando a varias pessoas e lendo sobre varias opiniões 99,90% não devolveriam, uns falam que se eu comprei me pertence, outros já falam que ficariam com o dinheiro e colocaria no banco e anonimamente ajudariam a "senhora" em questão, outros dizem que isso foi obra de Deus, se o dinheiro foi para a mão deles é porque Deus quis assim.... (Essa opinião eu não entendi muito... Quis assim como? Era da vontade de Deus que eles ficassem com o dinheiro, ou foi parar na mão deles por que era da vontade de Deus que fosse devolvido? Mas amigos, amigos, negócios a parte.... Acho que foi uma má opção devolve-lo, mas mantê-lo teria sido uma opção ainda pior. Assim para ser honesto eu teria devolvido. E você o que faria?

 Segue abaixo um filme feito pelo "Everyday Heroes"(Heróis diários) da estoria ocorrida bem legal de ver...