Porque maio é o mês das noivas?
Até pouco tempo atrás, o sonho da maioria das meninas era o próprio casamento, idealizar como seria a cerimônia, a festa, a lua-de-mel e, o principal, como seria o seu príncipe encantado. Quando se fala em casamento o que vem à tona é a imagem de um evento cheio de requinte e sofisticação, onde duas pessoas se unem e comemoram junto aos seus entes queridos a união. Apesar de toda modernidade do mundo atual, o casamento ainda conserva a maioria de suas tradições, entre elas o vestido branco da noiva, o buquê de flores, a festa com suas danças tradicionais e a lua-de-mel. A maioria das mulheres considera o dia do casamento o “dia mais feliz de suas vidas” e planejam com riqueza de detalhes o tão sonhado dia.
Para muitas mulheres o casamento é o dia mais feliz de suas vidas.
Muitos sabem que maio é considerado o mês das noivas, mas ninguém sabe o real o porquê. Existem hoje diversas hipóteses para explicar porque maio é considerado os mês das noivas, mas a maioria deles não possuem um argumentos fortes. Além da falta de comprovações. Pesquisamos e descobrimos algumas possíveis e remotas explicações e trouxemos elas para vocês.
Uma muito curiosa é datada da idade média. Maio era o mês onde as pessoas tomavam seu primeiro banho anual, afinal no hemisfério norte é o começo da primavera, além disso naquela época não tinha calefação muito mesmo chuveiro elétrico então era praticamente impossível tomar banho em temperaturas abaixo de zero. Esse era o momento ideal para o casório, afinal depois de um banho dava para amenizar o odor das noivas e dos noivos, elas caprichavam tomando banho com muitas flores e ainda levavam perto ao seu corpo um ramo bem perfumadas delas que acabou virando tradição e o chamamos de buques.
Outra explicação é que maio é considerado o mês das flores no velho continente e um dos meses mais bonitos do ano por lá, o que casa com a teoria do banho.
A também quem diga que tudo indica que seja por causa de uma tradição importada dos países do hemisfério norte, onde maio é um mês muito importante para os costumes populares. "Naquela parte do mundo, a chegada de maio é celebrada com muitas flores, em homenagem à natureza que refloresce e à primavera que por lá atinge a plenitude. Ao longo dos séculos, esses elementos foram sendo associados à celebração do amor no casamento. Essa mesma ligação com as flores e a feminilidade fez com que maio, além de mês das noivas, também fosse considerado o mês das mães e de Maria".
Para a igreja católica maio é considerado o mês da consagração de Maria, mãe de Jesus Cristo, como a influência da igreja católica era forte naquela época, essa passa a ser a hipótese mais aceita por todos, mesmo sem haver nenhuma passagem bíblica afirmando o fato. A comemoração do dia das mães para o segundo domingo de maio também tem uma forte influência do cristianismo. A partir deste fato maio passou a ser considerado o melhor mês para a união de casais e até hoje é considerado pelos ocidentais como o mês das noivas.
Muitas cerimônias de casamento são realizadas no mês de maio, Segundo o Padre Francisco Greco, da Igreja São Jorge Mártir, “Como maio é Mês de Maria e das Mães, a noiva teoricamente é aquela que deseja ser mãe, por isso que talvez tenha nascido essa relação”.
Não consta nenhuma passagem bíblica citando o mês das noivas. A cerimônia tradicional do casamento se firmou entre os anos de 1534 e 1539, e a partir dessa data tornou-se um ato público, onde inúmeras pessoas eram convidadas para a celebração, contando com a presença de um representante da igreja para presidir a cerimônia. No Brasil aproximadamente 800 mil pessoas se casam por ano. O mês de maio, em número de casamentos, fica atrás somente de setembro e dezembro.
Fonte: Mundo estranho
Fonte: Brasil Escola
Então é isso, seja lá qual for motivo correto se querem casar escolham a época certa. Mas não esqueçam de tomar banho todos os dias. Afinal chuveiro elétrico e fogão servem pra esquentar água no inverno.