O que é Ética
Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética deriva do grego ethos (que significa aquilo que pertence ao caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social. possibilidade que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética. embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentido de justiça social.
A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de um sociedade e seus grupos.
Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprio códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa cientifica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada biometria .
Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalisticas, ética politica (embora ache que os políticos do nosso país não tenham nenhuma) e etc...
Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado.
A ética pode ser confundida com lei, embora que, com certa frequência a lei tenha como base princípios éticos. Porem, diferente da lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; mas a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas pela ética.
O que é Cidadania
Cidadania (do latim, civitas, "cidade") é o conjunto de direitos e deveres ao qual um individuo está sujeito em relação á sociedade em que vive.
O conceito de cidadania sempre esteve fortemente "ligado"à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao individuo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração.
Historia:
O conceito de cidadania tem origem na Grécia clássica, sendo usado então para designar os direitos relativos ao cidadão, ou seja, o individuo que vivia na cidade e ali participava ativamente dos negócios e das decisões politicas. Cidadania, pressupunha, portanto, todas as implicações decorrentes de uma vida em sociedade.
Ao longo da historia, o conceito de cidadania foi ampliado, passando a englobar um conjunto de valores sociais que determinam o conjunto de deveres e direitos de um cidadão,
"Cidadania: direito a ter direito"
Em baixo eu coloquei dois vídeo o primeiro fala de maneira lúdica (ensinar e aprender se divertido), o desenho conta a historia de uma turma de amigos da escola entre cinco e seis anos de idade, que vivem situações que demonstram a importância das escolhas em nossas vidas, desde cedo. Como o desenho busca fortalecer a consciência das escolhas que se faz, portanto trata-se de uma questão de valores éticos.
O segundo fala sobre a verdadeira cidadania que é agir ativo na sociedade, sem esperar que as coisas aconteçam por si mesmas. Ultrapassa a ideia de mero exercício dos direitos e deveres, ainda que os considere fundamentais. Nesse sentido, ela é um desafio para todos e não algo pronto, mas algo ser construído constantemente.
Santo Deus que assunto mais complicado escolhi escrever "O que é Ética e Cidadania", para tentar entender um pouco o que elas são foi fácil, porem não são muito praticadas hoje em dia. Entendo que ética o que é muto pouco praticado tem que se ter em todo o lugar, como a ética da medicina, se uma pessoa estiver com uma doença grave o medico não pode sair falando para os outros sem o consentimento dele que ele vai morrer, ou um advogado que sabe que seu cliente realete matou uma pessoa ele não pode falar, isso é quase como ser um padre você ouve, sabe, mas não pode falar.
A verdadeira cidadania é um agir ativo na sociedade, sem esperar que as coisas aconteçam por si mesmo. A cidadania é um desafio para todos e não algo pronto, mas sim algo a ser construído constantemente.
Fonte: Significados.com.br
Fonte: Wikipédia
Fonte: Wikipédia
Fonte: Significados.com.br
Fonte: Wikipédia
Fonte: Wikipédia