Saúde e bem estar (4º bimestre)

Água com gás faz mal?


     A água é importante para nossa saúde e por isso, devemos beber até 2 litros por dia para ajudar no funcionamento do nosso organismo e na hidratação do corpo. Apesar de ser vista com ser desconfiança, a água com gás não faz mal nenhum e ao contrário do que pensam, ela pode até contribuir para prevenção de doenças no estômago ou esôfago. A água com gás só acaba fazendo mal se for consumida em exagero, assim como qualquer outra bebida.
    Pessoas que não tem intolerância ao gás podem beber esta água sem problemas, já que ela possui as mesmas propriedades de hidratação que a água natural. Quem possui problemas gastrintestinais não é aconselhável beber muito, pois o gás em excesso pode irritar as mucosas do estômago e piorar o problema.
   Muitas pessoas confundem a água com gás com refrigerante por ambos possuírem gás e com isso, acham que após beber ficam um pouco inchadas, por isso a maioria acaba optando por não consumir. O que é um engano, pois o que engorda não é o gás e sim as calorias do açúcar contido na bebida, que é o caso dos refrigerantes.
   A água com gás não possui nenhum tipo de açúcar e tanto a gaseificada como a natural, não possuem nenhum tipo de caloria, assim não engorda e muito menos incha após ser consumida, além de ser mais saudável que o refrigerante.
   Uma dica para um dia quente é misturar água com gás com limão e gelo. A bebida fica refrescante e saborosa.

Beber bastante água faz mesmo bem à saúde

     O antigo adágio que recomenda beber oito copos de água por dia para garantir a saúde do organismo é considerado um mito por muitos.Porém, pesquisas realizadas ao longo dos anos sugerem que beber mais água ajuda mesmo a limpar os rins de sódio, ureia e toxinas do corpo. No ano passado, dois grandes estudos encontraram um menor risco de problemas renais em longo prazo entre as pessoas que bebem mais água e outros líquidos diariamente.
    Em um relatório publicado na revista Nephrology de março, pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, e de outras instituições acompanharam mais de 2.400 pessoas com mais de 50 anos. Aquelas que bebiam mais líquidos – cerca de três litros por dia – demonstraram ter um ''risco significativamente mais baixo’' de doença renal crônica do que aquelas que bebiam menos.
     Além disso, em um estudo publicado no mês passado no The Clinical Journal of the American Society of Nephrology, cientistas canadenses acompanharam 2.148 homens e mulheres saudáveis, com idade média de 46 anos, durante sete anos. Eles observaram os marcadores da função e da saúde renal e utilizaram o volume de urina para determinar a quantidade de líquidos que os indivíduos bebiam diariamente. Após controlar fatores como o diabetes, o fumo, medicamentos e outros, eles descobriram que aqueles que tinham maior volume de urina – em outras palavras, aqueles que beberam mais líquidos – eram menos suscetíveis ao declínio da função renal.
     De acordo com os autores, os resultados não incentivam a ingestão de ''quantidades abusivas de líquidos’', que podem causar efeitos colaterais. Mas fornecem evidências de que aumentar moderadamente a ingestão de líquidos, para mais de dois litros por dia, ''pode de fato trazer benefícios ao rim’'.
     ''Acredite você ou não, agora parecer haver provas de que o 'mito’ segundo o qual beber oito copos grandes de líquido por dia faz bem aos rins se sustenta’', disse o Dr. William Clark, um dos autores do estudo e nefrologista no Centro de Ciências da Saúde de London, em Ontário.
     Conclusão Um aumento moderado de ingestão de líquidos pode proteger os rins.


Dicas para você beber mais água durante o dia

     Não há dúvida de que beber bastante água é importante para a nossa saúde e bem-estar. A água ajuda a eliminar as toxinas e resíduos de produtos de nossos corpos. Ela ajuda a nossa digestão e nos “manter regular”. Beber água previne a desidratação, e nos ajuda a ficar mais bonitas. A água é comprovada para ajudar na perda de peso e ajuda a hidratar a pele, que por sua vez reduz os sinais de envelhecimento. O Institute of Medicine (EUA) determina que uma ingestão adequada (AI) para os homens é cerca de 3 litros (cerca de 13 copos) de bebidas totais por dia. A AI para as mulheres é de 2,2 litros (cerca de 9 copos) de bebidas totais por dia. Não há como negar que o seu corpo se sente mais feliz e saudável quando você consume bastante água.  Então, como é que vamos conseguir o beber suficiente a cada dia? Aqui estão diversas ideias que podem te ajudar a beber mais água durante o dia. Procure qual se adapta melhor ao seu dia-a-dia e começo hoje mesmo! 


  • Não se permita tomar um refrigerante (diet de preferência) até que você tenha tomado 2-4 copos de água. Eventualmente, você vai achar que você precisa tanto de refrigerante.
  • Tome um grande copo de água em cada ponto de transição do dia: quando você se levantar, pouco antes de sair de casa, quando você sentar para trabalhar, etc

  • Torne conveniente: mantenha uma grande garrafa de água cheia em sua mesa beba durante todo o dia.
  • Vire um copo cheio várias vezes por dia. Vá até sua cozinha agora e encha um copo. Não para beber ao longo do tempo. Apenas beba-o agora, logo depois de enchê-lo.
 
  • Rastreie. Faça uma tabela e marque-a cada vez que você beber um copo. Faça um gráfico para 30 dias e você terá feito o hábito de tomar água parte da sua rotina.
  • Tome um copo de hora em hora, enquanto no trabalho ou na escola. Quando o dia ter acabado, a sua quota de água já terá sido atingida.

  • Congele pedaços descascados, limões, limas e laranjas e usá-los em vez de cubos de gelo – é refrescante e já contam como porção de frutas.
  • Depois de cada ida ao banheiro, beba um copo para reabastecer seu sistema.
  • Estabeleça uma meta de beber uma quantidade X de água por dia, em seguida, escreva-a juntamente com suas razões! Lembrar sua motivação vai ajudá-la a continuar quando o entusiasmo se for.

  • Toda vez que você passar por uma fonte de água, tome um gole ou dois.
  • Fazer uma aposta com um colega de trabalho para ver quem consegue beber mais água no decorrer do dia.
  • Encha um copo grande com gelo picado ou cubos de gelo e coma-os como se fosse um snack durante todo o dia.
  • Quando for beber suco (maçã, uva, ou laranja) preencha metade do copo com água ou gelo e certifique-se de consumir tudo inclusive o gelo.
  • Leve uma garrafa de dois litros de água para o trabalho e tente beber tudo antes de acabar o expediente. Se você não terminar, beba no caminho de casa – é como uma corrida.

  • Mantenha um copo grande cheio de gelo em sua mesa e mantenha o reenchimento. A chave é beber com um canudo – você irá tomar goles maiores e beber mais de uma vez. 
  • Beba dois copos cheios em cada refeição, um antes e um depois. Além disso, beba um copo antes de cada lanche assim você não irá comer muito.

  • Coloque lembretes em seu telefone ou no calendário para beber em intervalos regulares. Surpreendentemente, isso ajuda muito!
  • Leve uma garrafa de água pequena em todos os momentos e beba durante tempos de inatividade, por exemplo enquanto espera na fila do banco, no metrô, etc 



  • Nem toda a água que você toma tem que ser fria … beber um pouco quente também. Tenha uma boa xícara de chá quente perto de você. Mas tenha certeza de que é descafeinado, por que a cafeína realmente rouba de água (é um diurético).
  • Mantenha sempre uma garrafa de água à mão enquanto vê televisão, lava roupa, faz o jantar, etc
  • Adicionar beber dois copos de água para o seu tratamento de pele diária. Beba, limpe, hidrate, e depois beba novamente.

     No começo talvez já necessário usar essas técnicas para “enganar” nós mesmo para fazer algo de bom para nossa saúde, até que isso se torne um hábito diário.

     Nota: a quantidade de água que cada pessoa deve beber por dia depende de sua saúde física, a quantidade de exercício que você faz diariamente, se você vive em um clima quente ou frio e outros fatores (como a gravidez). Por favor, procure conselhos de um médico para descobrir a quantidade exata de água você deve beber por dia.



Bebeu? Encha a cara... de água

É a mais pura verdade a história de que o precioso líquido diminui a ressaca. No dia seguinte ao porre, o corpo, principalmente o fígado e os rins, fica intoxicado com o álcool. Daí vem aquele mal-estar, acompanhado de um gosto ruim na boca e da sensação de que a cabeça vai explodir. "Quando tomamos muita água, os rins são obrigados a filtrar o grande fluxo de líquido e isso dilui o álcool que está concentrado, diminuindo os sintomas", explica Tânia Rodrigues.


Atletas em perigo

Um estudo publicado recentemente pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, e amplamente divulgado pela imprensa, deixou muita gente com medo. Ele dava conta de que água em excesso pode causar hiponatremia, distúrbio que provoca inchaço do estômago, vômito, fadiga extrema, perda de concentração e até a morte. Trata-se de uma combinação perigosa: a perda de sódio pelo suor exagerado durante a prática de esporte e a ação da água em abundância, que dilui ainda mais a substância. Déficit de sódio é coisa séria. O mineral mantém o volume dos líquidos corporais, atua na contração muscular e ajuda a absorver a glicose. A notícia deve alterar os conceitos de hidratação dos atletas — e só deles. Quem faz atividade física normal não corre esse risco, até porque dificilmente vai tomar baldes de água, como fazem os esportistas.



Hidrate seu filho

As crianças, principalmente, precisam repor a água perdida. No caso dos bebês de até 6 meses, o leite materno é suficiente para garantir a hidratação. Já os maiorzinhos precisam, sim, beber água. Em que quantidade? "Até a adolescência, a necessidade diária varia de 500 mililitros a 1 litro", responde Tânia Rodrigues. Não tem erro: de novo, a cada grama de peso corresponde 1 mililitro de água. Então, se quiser seguir a cartilha da boa hidratação, você tem que pesar seu filho logo ao acordar e depois de algumas horas de atividade. Mas, convenhamos, dá trabalho. Não precisa chegar a tanto. "Basta oferecer água sempre, pois os pequenos correm mais riscos de uma desidratação, já que estão em crescimento, são muito ativos e nem sempre se lembram de pedir água", diz Tânia.


8 motivos para você beber água


Se você não gosta de beber água, confira abaixo bons motivos para você mudar de ideia

Todo mundo já ouviu, pelo menos uma vez na vida, que o ideal é tomar cerca de 2 litros de água por dia. É verdade, esse líquido é muito importante para manter nossos órgão em perfeito funcionamento. Mas, mesmo assim, muitas pessoas ainda não adotaram esse hábito saudável. Por isso, nesse artigo você conhecerá quais são os 8 principais motivos para dar uma chance à água.

Por que beber água?

1. Facilita a digestão - A água ajuda na formação de enzimas (substâncias que facilitam as reações químicas no organismo) e também da saliva e do suco gástrico, que atuam na digestão.

2. Combate o inchaço - Sem uma hidratação adequada, o volume de sangue diminui. Assim, as vitaminas e os minerais que ele carrega demoram mais tempo para chegar às células e, consequentemente, na pele e nas extremidades como cabelo e unhas. Por outro lado, bem hidratada, sua pele fica bonita e seu cabelo e unhas fortes. Além disso, com uma boa irrigação, o organismo não retém sódio – responsável pelo inchaço.

3. Reduz infecções - Ao se manter hidratada, você assegura que seu corpo será bem nutrido pelo sangue. É ele também que transporta minerais, como o ferro – importante para fortalecer as defesas do organismo.

4. Regula a temperatura - Por meio da transpiração, a água evita que o organismo entre em colapso com alterações bruscas de temperatura e faz com que ele se adapte ao ambiente.

5. Turbina a performance na malhação - O melhor desempenho em atividades físicas ocorre porque as fibras musculares “ficam azeitadas”, deslizando com mais facilidade, o que reduz o risco de cãibras e de contusões.

6. Desintoxica e previne a celulite - Grande parte das toxinas é expulsa do nosso organismo por meio da urina e do suor. Por dia, eliminamos 1 litro e meio de urina e o equivalente a um copo de água na transpiração. Se não houver hidratação suficiente, esse processo – e a sua saúde! – fica comprometido. A água amolece as fezes, facilitando a eliminação delas. Todo esse conjunto, aliado à melhora na circulação sanguínea, acaba prevenindo o aparecimento de celulite.

7. Ajuda a emagrecer - Isso acontece principalmente quando ela é consumida junto com fibras solúveis, encontradas, por exemplo, nas frutas e na aveia. Em contato com a água, as fibras incham como uma esponja e dão sensação de saciedade. A água também pode “enganar” temporariamente o estômago com sua presença, mas, como ela não sofre digestão e absorção, essa sensação passa rapidamente e a fome reaparece.


8. Melhora a absorção dos nutrientes - Vale lembrar que é o sangue que carrega a glicose e outros nutrientes para as células, alimentando-as. E só uma hidratação adequada garante o volume ideal de sangue para transportar os nutrientes. Além disso, para serem absorvidos, eles precisam da água. É o caso das vitaminas C e do complexo B, que reforçam nossas defesas.


Intoxicação por Água – Como isso ocorre?


Quase todos os livros de fitness ou um “clubes de saúde” pregam uma coisa, “Beba muita água.” Esta é uma declaração em aberto quando cada um de nossos corpos é diferente e a exigência também é diferente. Outra questão que vem à nossa mente é a quantidade de água para beber e se podemos beber muita água.
Beber muita água pode levar a uma condição conhecida como intoxicação hídrica e hiponatremia. Elas ocorrem quando uma pessoa desidratada bebe muita água, sem os eletrólitos que o acompanham. 
  

   Visto principalmente em recém-nascidos e às vezes em atletas, intoxicação por água acontece quando o tecido incha devido à presença de muita água em nossas células do corpo. Nossas células mantêm um gradiente de concentração específica e, portanto, o excesso de água fora das células, também é conhecido como o soro, chama de sódio a partir de dentro das células para re-estabelecer a concentração necessária. À medida que mais água se acumula, a concentração de sódio no soro cai e leva a uma condição conhecida como hiponatremia.
   As células, em seguida, tentar recuperar o equilíbrio de eletrólitos através de um processo conhecido como osmose. Neste processo, os eletrólitos concentradas no interior da célula, juntamente com a água, tentam mover-se através da membrana celular semi-permeável, a fim de equilibrar a concentração. Isto poderia levar às células a inchar e também ao ponto de ruptura. Inchaço coloca pressão sobre o cérebro e os nervos, o que pode causar padrões de comportamento semelhante a de intoxicação alcoólica. Inchaço dos tecidos do cérebro pode causar convulsões, coma e finalmente a morte, a menos que a ingestão de água seja restringida com uma solução salina hipertônica (sal) administrada. Ela também pode levar a arritmias, permitindo assim que o fluido entre nos pulmões, causando a vibração das pálpebras.
   Então, é seguro ficar pela contagem de 8-12 copos de água por dia. Você pode precisar de mais água, se o tempo estiver muito quente ou muito seco ou se você está se exercitando ou se estiver tomando certos medicamentos. Mas sim, apesar de incomum, a menos que você seja criança ou um atleta, é certamente possível beber água até a morte!

A intoxicação por água ocorre quando se toma muita água em um curto espaço de tempo.

     Acho que consegui abranger tudo sobre a água! e concluirmos que a água é vital em nosso organismo, podemos ficar 5 min sem respirar, até 35 dias sem comer, mas morre em 35 dias se não ingerir liquido, a água ela trasporta nutrientes, elimina as toxinas, aquece, lubrifica e hidrata todo o nosso organismo, para você ter uma ideia de como a água é importante para o nosso corpo, um bebe na barriga da mãe tem 95% do seu peso em água, um recém nascido tem 80%, um ser humano adulto tem cerca de 70%, lá o idoso tem apenas 40%, isso por que a desidratação e uma das particularidades da velhice e toda a água que bebemos não fica parada em nosso organismo ela fica sempre em constante movimento, o adulto pode trocar de 5% a 10% da água por dia, ou seja podemos perder de 1 a 6 litros de água por meio da urina todos os dias, e toda essa águia que perdemos precisa ser reposta, para que o organismos funcione bem e evite algumas doenças como problemas renais, então é isso, e para você tem uma ideia de quanto realmente você deve beber de água por dia, é cerca de 30 a 35 ml de água por quilo ou seja se você tem 60Kg você faz 60Kg X 30ml = 1800ml isso é o que você devia beber, mas lembre-se você não precisa sentir sede para beber água, por que quando isso acontece é por que já esta faltando água no seu organismo...
   Então bebamos MUITAAAAAA água e sejamos feliz, e lembre-se se você não gosta de beber, beba um suco natural, fruta ajuda na sua hidratação... Então já bebeu a sua água hoje?




Fonte: Saúde e Família
Fonte: Rádio e Televisão
Fonte: Mulher de Sucesso ou One Good Thing by Jillee
Fonte: Revista Saúde
Fonte: Cantinho vegetariano ou Boa Forma
Fonte: Ciências e tecnologia - Quanto de água é possível beber