A Oktoberfest em Munique
A Oktoberfest acontece anualmente entre o final de Setembro e o início de Outubro.
Em 2015, a Oktoberfest já tem data confirmada: entre 19 de Setembro a 4 de Outubro. Nesse período, a cidade promete ficar lotada de visitantes que não querem perder um minuto sequer dessa bagunça tipicamente bavariana, com todo respeito, é claro.
São esperados cerca de 6,5 milhões de visitantes. É uma festona e tanto, de deixar até seu vizinho festeiro com inveja. Toda essa galera bebe aproximadamente 7 milhões de litros de cerveja. Pô, e ninguém traz uma caneca para mim?
Como chegar à Oktoberfest
As principais linhas de U-Bhan, o metrô da cidade, que passam pela região (U3, U4, U5 e U6) operam com mais frequência durante a festa.
Uma dica especial é pegar o S-Bahn, trem suburbano com cara de metrô, até a estação Hackerbrücke e caminhar até o parque da Oktoberfest. Quase todas as linhas de S-Bahn passam lá e são menos de 10 minutos de caminhada até a festa. A grande vantagem é que você não encontra o trem tão lotado.
Para o turista de primeira viagem em Munique, sugerimos usar o U-Bahn ou S-Bahn (aprenda como usar o metrô e comprar os tickets aqui) por serem mais comuns, mas usar os Straßenbahn (também conhecido como streetcar, tram ou trólebus) ou os ônibus é simples e o passe metrô também é válido para eles.
Horário de Funcionamento da Oktoberfest
Ao contrário do que a maioria pode pensar, a Oktoberfest não é uma festa que acontece 24h por dia ou que fica aberta até o amanhecer. A maioria das tendas fecha às 23:30, sendo que eles param de servir cerveja às 22:30. Entre 1 e 2 da manhã, a festa literalmente acaba e quem ainda estiver por lá tem de voltar para casa.
Horário de venda de cerveja:
Durante a semana: de 10 às 22:30h
Sábados, Domingos e Feriados: de 9 às 22:30h
Horário do fechamento das tendas:
Diariamente: às 23:30h
A “Käfer Wiesn-Schänke” e a “Weinzelt” ficam abertas até a 1 da manhã, sendo o último pedido de cerveja aceito até a 00:15.
O que comer na Oktoberfest
Nas tendas quanto as barracas do lado de fora vendem comidas típicas alemãs, afinal, ninguém vive só de cerveja. Codornas assadas, tortas de maçã, salsichas com chucrute, pretzel e outras dessas delícias germânicas podem ser facilmente compradas por lá a preços não muito altos. Mas o que você vai comer basicamente é:
Linguiças (wurst) das mais variadas. Todas ótimas, sendo a Bratwurst a mais típica de Munique.
Batata Eles gostam de uma salada de batata fria9kartoffel salada) para acompanhar a linguiça, mas batata cozida frita, purê e röesti também são bastante comuns.
Porco, muita carne de porco. Esses são vendidos mais nas tendas da Oktoberfest e são maravilhosos! o melhor é o Einsbein um joelho de porco a pururuca.
Rahm-Schmankerl. Nome difícil para uma espécie de esfiha aberta de queijo com bacon MUITO saborosa. Não deixe de provar!
Lebkuchen Hearts é uma especie de um biscoito em forma de coração para você dar para quem ama. Tipo um correio elegante bem brega...
Quanto custa o ingresso da Oktoberfest?
A entrada é franca, até mesmo nas tendas das cervejarias.
Você consegue entrar nas tendas sem reservas, mas chegue cedo porque elas lotam rapidamente. Sugerimos que você tente uma reserva direto com a cervejaria dona da tenda, caso queira garantir um lugar.
Por exemplo, se você quer um lugar na tenda da famosa Hofbräuhaus, mande um e-mail para reservierung@hb-festzelt.de ou tente preencher o cadastro no site. No site oficial da Hofbräu, você também encontra mais detalhes sobre a tenda da cervejaria.
As outras cervejarias que também participam da festa, mas que não conseguimos confirmar se eles aceitam reservas, são:
Dicas especiais para aproveitar a Oktoberfest
Não visite a Oktoberfest apenas nos finais de semana quando ela fica super lotada. De domingo a tarde até quarta-feira a noite, o evento fica mais “tranquilo”, ótima para curtir e conhecer os espaços e tendas.
Para entrar no clima da festa, compre seu próprio Bavarian Dirndl (para meninas) ou seu Lederhosn (para meninos) numa das lojas do centro da cidade. O dirndl e o lederhosn são aquelas famosas roupas típicas alemãs e, por incrível que nos possa parecer, eles realmente as usam durante as festividades regionais. Você vai encontrar diversas lojas espalhadas pela cidade que vendem esses trajes típicos. Um modelinho básico para as meninas custa aproximadamente 100 euros.
Divirta-se nos brinquedos do parque de diversões que é montado em meio às tendas. A Roda Gigante dá uma ótima vista para todo o parque.
Tente não se hospedar muito longe do local da festa, pois a volta pode ser longa e muito cansativa depois de horas bebendo e comendo.
Curiosidades sobre a Oktoberfest
Somente as cervejarias que produzem cerveja dentro de Munique podem vender seus produtos na festa. São elas: Spaten, Löwenbräu, Augustiner-Bräu, Hofbräu-München, Paulaner e Hacker-Pschorr.
A cerveja vendida durante a Oktoberfest é chamada “Oktoberfestbier” (ou cerveja da Oktoberfest. É sério!). Ela é feita de acordo com a receita datada das primeiras Oktoberfests (nos anos de 1810+) e dizem ser mais forte (entre 5,5 e 6% de álcool) que as cervejas produzidas normalmente.
Você não encontrará pessoas tomando cerveja fora das tendas. Isso é feito para evitar que as pessoas fiquem bêbadas e resolvam dar com as “canequinhas” nas cabeças dos outros. Eles também só permitem que a cerveja seja vendida em locais que tenham bancos para sentar a fim de evitarem acidentes.
Fonte: Sunday Cooks
Nossa você pode imaginar a maior festa popular do mundo (e também a mais incrível que eu já vi) recebe milhões de pessoas todos os anos. As razões são óbvias: litros e mais litros de cerveja alemã, músicas e roupas típicas, pessoas de todas as partes do planeta se divertindo e… eu já mencionei cerveja alemã? Essa é a Oktoberfest. A original, claro.
Eu acho que não há muito mas o que se dizer quando já se disse quase tudo.... Isso mesmo na reportagem faltou falar como ela surgiu...
Então senta que lá vem a estoria.
A festa teve início há mais de 200 anos, em 1810, para comemorar o casamento do príncipe bávaro Ludwig I. Desde então foi bebedeira que não parou mais, só tendo sido interrompida 24 vezes ao longo da história por causa de guerra, doença e outros inconvenientes desagradáveis.
Ao longo do tempo, algumas tradições foram criadas e preservadas. É o caso do evento de abertura, que sempre envolve soldados marchando pela cidade e um desfile de carroças com uns cavalos enormes e lindos. Ao meio dia, o prefeito de Munique abre o primeiro barril de cerveja e 12 tiros são disparados para o alto. Esse é o sinal de que começou a bebedeira. E, pelas próximos dias, ela não pode parar!
Essa fonte agradeço ao meu pai, foi ele quem me falou essa estoria.