Ética e Cidadania (4º Bimestre) - 2015

Para você entender, você terá que ver o vídeo.




Despertar



Hoje acordei estranho... 

Cabeça esquisita...
Algo me parecia fora do normal.... 
No olhar algo sobrenatural...
Mas tudo bem...
vamos a minha rotina matinal...
Cuidar de tudo com atenção, ver o jornal.
Sai de casa e olha que legal...
Bom dia ao coletor que levou todo o lixo residual...
E na rua sinal aberto...
Vou prosseguir...
Mas pare, logo espere...
Um pedestre desatento...
O coitado poderia ter perdido a vida em um momento.
Tudo bem nada de Mal.
Cheguei adiantado... Mas parei longe...
Vai que tem alguém atrasado...
No trabalho alguém pergunta:
Meu trabalho ficou legal?
Eu respondo em tom natural:
Você está no caminho...
Mas a ideia pode melhorar.
Venha cá vou te ajudar a pensar...
O telefone toca.
É o fornecedor, 
Me fala de algo estranho...
Uma tal de propina.
Que é isso camarada?
Tirar dinheiro do próximo...
Jamais vou me atentar...
Cada uma que me aparece...
Dessas a gente jamais esquece.
Passa o tempo, passa a hora quase já vou me embora...
Vem o chefa afobado...
Me pede mais uma hora...
Vou ficar já que é assim...
Pois hoje precisam de min.
Chega a hora de ir embora...
Um velhinho à minha frente, distraído a andar.
Tropeçou quase caído, eu consegui segurar.
Me agradeceu dizendo assim:
eis ai um bom cidadão.
Olhei para um lado, olhei para o outro esse no caso era eu em questão.
Dei-me conta de que acordei...
Hoje eu cidadão.

Texto de Eliane Garcia

Fonte: You Tube


    Então afinal, o que é ser cidadão?
    Esse tema que está muito presente em nossas vidas, em concursos e no mundo todo que é a CIDADANIA. Mas afinal, o que é ser cidadão?
   A palavra cidadania tomou conta do nosso cotidiano. Ela está presente no discurso de políticos, educadores, líderes comunitários, organizações não governamentais, nos jornais, rádio e televisão.
    Assisto constantemente na TV tantas notícias de corrupção como essa do PT, denúncias de autoridades, manifestações, guerra onde crianças morrem covardemente e etc. Fico pensando... Será que as pessoas se esqueceram do que significa ética e como se pratica cidadania?
     Cidadania se refere à qualidade de cidadão, o conjunto dos direitos e deveres de um cidadão.
     Pensando muito cheguei à conclusão que cidadania é fazer valer os direitos e os deveres de um cidadão. Mas assim como a ética, também tem muita gente esquecendo dos direitos dos outros, só lembrando dos deveres.
     Resumindo cidadania para mim, é... Respeito, Solidariedade, Responsabilidade, Justiça e outras. Assim  quem sabe ninguém mais esquece e quem sabe e passe a praticar.
      Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais.