Ética e Cidadania (1º Bimestre) - 2016

Ética no trabalho


1 Seja honesto em qualquer situação.
2 Nunca faça algo que você não possa assumir em público.
3 Seja humilde, tolerante e flexível. Muitas idéias aparentemente absurdas podem ser a solução para um problema. Para descobrir isso, é preciso trabalhar em equipe, ouvindo as pessoas e avaliando a situação sem julgamentos precipitados ou baseados em suposições.
4 Ser ético significa, muitas vezes, perder dinheiro, status e benefícios.
5 Dê crédito a quem merece. Nem sonhe em aceitar elogios pelo trabalho de outra pessoa. Cedo ou tarde, será reconhecido o autor da idéia e você ficará com fama de mau-caráter.
6 Pontualidade vale ouro. Se você sempre se atrasar, será considerado indigno de confiança e pode perder boas oportunidades de negócio.
7 Evite criticar os colegas de
trabalho ou culpar um subordinado pelas costas. Se tiver de corrigir ou repreender alguém, faça-o em particular, cara a cara.
8 Respeite a privacidade do vizinho. É proibido mexer na mesa, nos pertences e documentos de trabalho dos colegas e do chefe. Também devolva tudo o que pedir emprestado rapidamente e agradeça a gentileza com um bilhete.
9 Ofereça apoio aos colegas. Se souber que alguém está passando por dificuldades, espere que ele mencione o assunto e ouça-o com atenção.
10 Faça o que disse e prometeu. Quebrar promessas é imperdoável.
11 Aja de acordo com seus princípios e assuma suas decisões, mesmo que isso implique ficar contra a maioria.
12 O que fazer com os brindes e presentes? Muitas empresas têm normas próprias e estipulam um limite de valor para os brindes. Informe-se discretamente sobre isso e aja conforme a regra.



   Algumas profissões possuem seus próprios códigos de ética, como é o caso dos advogados, médicos, engenheiros e muitos mais. Já outras seguem o bom senso e o código de ética desenvolvido por cada empresa. E mesmo com a existência destas normas de conduta, os problemas relacionados à falta de ética no trabalho são comuns atualmente. Entre os comportamentos inaceitáveis, estão a fofoca, bullying, assédio moral e sexual, uso inadequado de recursos da empresa, quebra de sigilo, entre outras ações, que podem ser cometidas por funcionários dos mais diversos níveis da hierarquia empresarial. 
  Se todos seguissem apenas algumas dessas éticas estaríamos em um mundo muito melhor, a começar pela nossa politica.