Cultura (3º bimestre)

VOCÊ NÃO SABIA? 
MAMONAS ASSASSINAS


     Hoje eu decidi falar sobre os Mamonas assassinas, por um motivo especial, por que eles tem uma estória de vida fantástico e da para tirar uma lição muito legal com ela.
    Muitos pessoas podem não conhecer os Mamonas Assassinas por não terem nascido a tempo ou por serem pequenos demais naquele curto espaço de existência da banda, de 1995 a 1996. E não só a morte de seus integrantes, como também o sucesso destes, foi meteórico e estrondoso.

História
     Mamonas Assassinas aparecerem para o Brasil em 1995 (Mamonas Assassinas, durou de Julho de 1995 até 2 de março de 1996 - pouco mais de 7 meses) e eles eram considerado uma banda de Rock Cômico, por que eles  faziam uma mistureba de um monte de gêneros musicais, os caras simplesmente misturavam: Punk Rock, Forró, Sertanejo, Heavy Metal, Pagode e tinha até um toque de um clássico folclórico de Portugal "O Vira" (Roberto Leal - Na casa da Mariquinha).
    
     E você sabe como tudo começou?
     Em 1989, bem antes de serem Os Mamonas e formada a Banda Utopia que começou sendo uma banda que cantava couves de musicas famosas da época, depois em 1992 a banda  então grava o seu primeiro disco independente chamado de "A formula do fenômeno" com musicas próprias com um tiragem de 1.000 Cópias. A banda chegou até a participar do programa "Sábado Show" da Rede Record e anunciaram o lançamento do Disco, só que o disco foi um fracasso e vendeu perto de 100 copias, sendo que muitas delas foram para familiares e amigos.
     Então surgiu a oportunidade deles deixarem de ser uma banda que tocam musicas românticas com letras mais reflexivas para uma banda que toca musicas com letras mas zuadas, então eles gravam uma fita demo e mandam para duas gravadoras, eles mandam uma fita demo para a "Sony Music" e mandam uma fita demo para "EMI", A Sony Music ouve aquela fita demo e acha uma porcaria e joga a fita no lixo e a EMI ouve a fita demo e resolve comprar a briga e apostar nos caras, só que tinha um problema... Eles perguntaram para Banda, quantas musicas vocês tem? eles falara sete, mas na verdade só tinham duas... então eles falaram que precisávamos de pelos menos umas 10 "ate tal dia" e só faltava uma semana, então eles falaram, não beleza! A gente consegue fazer essas assim, num estalo... Então eles saíram fazendo letra assim uma atrás da outra, 10 musicas em uma semana, era a chance da vida deles.
     Então veio aquele momento difícil que era escolher um novo nome para a Banda....
     E você sabe quais eram os nomes cogitados para a época?
  •      Os cangaceiros do seu Pai
  •      Coraçãozinhos apertados
  •      Tangas Vermelhas
  •      Mamonas Assassinas no Espaço


     Então vocês já sabem qual foi o nome que ganhou! Porem eles resolverão tirar "no Espaço" por achar que o nome ficaria muito longo, então em maio de 1995 eles foram para Los Angeles para gravar o CD, que é lançado em 23 de Junho de 1995 com uma capa bem humorada, o Cd tinha 14 musicas. Hoje em dia podemos dizer que esse CD é uma raridade.  
     Oito meses apos o laçamento do CD, já eram somados 2 milhões de copias vendidas. Esse numero ainda aumentaria para 3 milhões apos a morte da Banda.


     Curiosidades das musicas

A origem do "1406"
Uma sátira ao comercio (011)1406 era o telefone de um famoso canal de televendas.

A origem do "Vira-vira"
O "Vira" é um estilo de dança do folclore de Portugal, e foi uma parodia do musica de Roberto Leal "Na casa da Mariquinha"

A origem do "Pelados em Santos"
Curiosidamante foi escrita por Dinho enquanto estava em Santos (Boatos que tomando banho) Segundo Dinho essa foi a primeira musica feita do gênero - do anos de 1991- Ela também foi inspirada num primo que ele tinha, que falava de uma forma engraçada.

A origem do "Chopis Centis"
A introdução é uma parodia da musica da Banda The Clash - "Should i stay or should i go"

A origem do "Jumento Celestino"
Uma parodia do Forró e outros gêneros Nordestino.

A origem do "Sabão Crá-crá"
A musica faz parte da cultura folclórica Brasileira "Ela não foi criada pela banda"

A origem do "Um Arlinda mulher"
Paródia de musicas Românticas. O titulo é um trocadilho do filme "Uma linda mulher" que foi uma comedia romântica dos anos 90.

A origem do "Cabeça de bagre II"
Satiriza vida escolar das crianças. Baseada na experiência do vocalista Dinho da 5ª serie.

A origem do "Mundo Animal"
É uma sátira.... Uma paródia de... Então po sei lá... Acho que eles estão imitando o Falcão... Pô sei la, se alguém souber comenta ai....

A origem do "Robocop Gay"
Mistura de parodia do filme "Robocop" - com uma homenagem ao personagem "Capitão Gay" dos anos 80.

A origem do "Bois Don't Cry"
Paródia ao sertanejo estilo "Dor de corno" o titulo é uma paródia da " Boys don't cry" - The Cure.

A origem do "Débil mental"
Parodia de Heavy Metal, o titulo é um mistura de "Heavy Metal" + "Débil Mental".

A origem do "Sábado de sol"
Foi escrita pela Banda "Baba Cósmica" - A banda do filho de uns dos responsáveis pela EMI - A gravadora dos Mamonas.  

A origem do"Lá vem o Alemão"
Parodia de uma musica de grande sucesso na época: "lá vem o Negão" 

Você sabia que esse CD era para ter 15 musicas? Só que uma foi proibida

A origem do "Não peide aqui Baby"
Musica excluída do Cd - É parodia da musica "Twist and shout - The Beatles

Ta e por que foi proibida? Digamos que ela tinha uma palavras um pouco complicadas e um refrão polemico. (Mas não achei nada assim tão horrível, não sei por que não deixaram eles gravarem, só por que tem a palavra *ú e que não tem *ú)

E nessa época você encontrava tudo quanto é tipo de produtos dos Mamonas:
Camisetas:

Bonés:



Tinha um Cd de computador que era bem legal:
Era um cd que tinha todos os clipes da banda, tinha imagens, fotos e era interessante por que tinha jogos.

Tinha também o álbum de figurinha dos Mamonas:
O álbum tinha diversas informações da banda, tinha muitas curiosidades...

     Em apena 8 meses de carreira, eles bateram recordes, conquistaram o Brasil, e se tornaram o maior fenômeno da musica Brasileira, em Dezembro de 1995 o CD deles vendia 50 Mil copias por dia, das dez musicas mais tocadas nas Radio do Rio de Janeiro, cinco eram deles, segundos dados do IBOP, quando eles apareciam na TV a audiência daquele programa triplicava, e vocês sabiam que eles foram apelidados carinhosamente por outros artistas de "A Banda Rolo compressor", isso por que ninguém queria tocar na mesma cidade onde eles estivessem (por onde eles passavam levam todo o publico), chegavam a fazer até 7 shows por semana e até 4 em uma mesma noite, shows para até 70 mil pessoas, imagina que louco que era assistir o show deles Ao Vivo.
      Você pode encontrar mais detalhadamente toda essa estoria de sucesso em:
Biografia oficial Mamonas Assassinas "BLÁ, BLÁ, BLÁ"

Documentário Mamonas para sempre

 Veja essas e muitas outras curiosidades com o Andrei Bedene do canal Você Não Sabia:




O Acidente
    Uma operação equivocada do piloto é a versão do Departamento de Aviação Civil (DAC) para explicar o acidente com o jatinho que causou a morte dos cinco integrantes do grupo Mamonas Assassinas na noite de 2 de março de 1996, em São Paulo.
     A 10 quilômetros do International Guarulhos Airport, em Guarulhos, o piloto repetia, a pedido da torre de controle, o procedimento de aterrissagem. No entanto, em vez de fazer uma curva para a direita, virou o avião Lear Jet 25, prefixo PT-LSD, para a esquerda, chocando-se com a Serra da Cantareira.
     Em consequência do impacto, a aeronave foi destruída e todos os ocupantes faleceram no local.
    Além dos componentes da banda, Dinho, que completaria 25 anos dali a três dias, os irmãos Samuel (que completaria 23 anos no dia 11 de março) e Sérgio, Júlio e Bento, também morreram no acidente o piloto, o co-piloto e dois assistentes dos artistas, Isaque Souto, primo de Dinho, e Sérgio Saturnino Porto, segurança do grupo.
     A morte trágica de seus cinco integrantes causou comoção em todo o Brasil, menos de dois anos depois da morte de Ayrton Senna em 1994.

Formação
Membros
Dinho (Alecsander Alves) - vocais e violão
Bento Hinoto (Alberto Hinoto) - guitarra e violão
Samuel Reoli (Samuel Reis de Oliveira) - baixo
Sérgio Reoli (Sérgio Reis de Oliveira) - bateria
Júlio Rasec (Júlio César) - teclados, backing vocals e vocais


Mamonas Assassinas - Primeiro CD (Completo) 1995




Ouça “Renato, o Gaúcho”, música inédita dos Mamonas Assassinas

Uma das tragédias mais lembradas pelos brasileiros nascidos entre 1980 e 1990 é a morte dos Mamonas Assassinas. A banda de rock humorístico acabou repentinamente quando o avião em que estavam se chocou com a Serra da Mantiqueira, em São Paulo.Para quem ainda chora (de rir?) ao ouvir “Robocop Gay”, “Pelados em Santos” e outros clássicos do grupo, uma boa nova: Rick Bonadio, produtor musical que trabalhou com os caras, chamou o Falcão, a banda Contra as Nuvens e os músicos Gee Rocha e Daniel Weksler, do NX Zero, para gravar uma música inédita, chamada “Renato, o Gaúcho”.A gravação foi liberada no YouTube Confira:

Música inédita dos Mamonas Assassinas "Renato, O Gaúcho"- extraída do programa Fábrica De Estrelas. Ela foi composta por Julio Rasec, que era tecladista da banda. Gravada em 2013, com produção de Rick Bonadi , interpretada por Falcão, Banda Contra as Nuvens, Gee Rocha e Daniel Weksler (NX Zero).


MEDLEY IN BRAZIL – MAMONAS ASSASSINAS EM INGLÊS!

Já imaginou como seria Mamonas Assassinas cantado em inglês?
Simplesmente sensacional!


     Gostei muito dos Mamonas Assassinas! Minha mãe tem o cd deles e o livro. Muita gente acha que o significado das músicas dos Mamonas são feios, mais as músicas são muito legais, eu nunca conheci eles, mais de tanto eu ver e escuta, eu descobri quem eles são!!!! Eu não tenho vergonha de gostar deles, só queria que eles ainda tivessem vivos, mas, pelo menos eles fizeram a carreira deles. É muito triste só de pensar na morte deles, se vocês quiserem ver, entrem em You Tube e coloquem Mamonas Assassinas, "Mamonas Assassinas -Por toda a minha vida" e assistam  é um documentário e muito triste, no final toca a musica mais conhecida deles devagarzinho.