Ciências (4º bimestre)

GIFs sensacionais para lembrar como ciência é legal


    Se você acha que as aulas de ciências são uma chatice, então dê uma espiadinha nos GIFs que o pessoal do site PBH2 reuniu em um artigo! Eles mostram reações entre diversos elementos ocorrendo bem diante de nossos olhos, provando que, na verdade, a química pode ser surpreendente e divertida. Confira:
    Abaixo eu exporei alguns GIFs favoritos  de química e a ciência que existe por trás deles. Que demonstram como ciência é legal! Afinal quando poderíamos descobrir isso?. 


Recomendamos que você não tente reproduzir as reações químicas em casa, pois os experimentos a seguir foram realizados em ambientes controlados!


Metal incandescente
A figura acima mostra como um pedaço de metal é derretido através do eletro magnetismo.
     A Ciência: O fio de cobre tem uma quantidade significativa de energia AC que passa por ele, fazendo-a agir como um eletroímã muito forte. No pedaço de metal, formam correntes de Foucault, devido ao campo magnético do fio de cobre está causando enquanto o fio de cobre tem alta frequência AC que flui através dele. Resistência elétrica do Metal Slug provoca uma parcela da energia elétrica para se transformar em calor, mas o calor acumula-se até 0 pedaço de metal torna-se branco quente, incandesce e derrete.

Luz Laranja  em nitrogênio líquido
Isso é o que acontece quando uma lâmpada de LED laranja é colocada em um recipiente com nitrogênio líquido.

     A Ciência: Quando um LED está imerso em nitrogênio líquido, os elétrons perdem muita energia térmica, mesmo quando a luz não estiver ligado. Quando isso acontece, o bandgap nos semicondutores aumenta. Uma vez que esta lacuna é maior, quando os elétrons na banda de condução cair para a banda de valência, eles emitem uma luz de energia mais alto, ou seja, a luz emitida tem um comprimento de onda mais curto e maior frequência. É por isso que vemos a luz laranja por sua vez, em cores que são mais elevados no espectro eletromagnético quando está congelado no líquido.

Aquecimento Mércurio tiocianato
Alien? Não! O “monstrinho” aparece quando o tiocianato de mercúrio é aquecido.

     Este composto químico foi muito usado em pirotecnia devido à serpente de faraó: cinza em forma de serpente que é gerada quando se inflama uma bolinha de tiocianato de mercúrio II. Apesar do efeito impressionante, a versão com mercúrio não é mais utilizada. o vapor de mercúrio liberado durante a combustão é extremamente tóxico.

     Versões mais seguras deste fogo de artifício utilizam bicarbonato de sódio, óleo de linhaça e naftalinas para criar um efeito parecido. O que não podemos negar é que, apesar de perigoso, esta reação química é impressionante.

Reação entre peróxido de hidrogênio e iodeto de potássio
O efeito acima ocorre quando misturamos peróxido de hidrogênio — ou a boa e velha água oxigenada — com iodeto de potássio.

   Esta experiência impressionante utiliza substâncias que temos em casa: podemos encontrar o Peróxido de Hidrogênio (H2O2) na água oxigenada que utilizamos em machucados e cabelos. Já o Iodeto de Potássio (KI) é colocado no sal de cozinha, a fim de evitar a falta de um importante componente dos hormônios da tireóide: o iodo. Além disso, o iodeto de potássio pode ser encontrado em forma de xarope ou pastilha, sendo um elemento com propriedades anti-radioativas que pode ser usado para fins expectorantes.
     Se você misturar estes dois compostos químicos em um recipiente uma intensa formação de bolhas será observada, mas, para conseguir esta espuma, deve-se acrescentar detergente ao iodeto de potássio. A intensa produção de oxigênio gasoso levará à formação da espuma abundante observada na GIF.

Milho virando Pipoca

     A diferença entre um milho comum e um milho de pipoca é a quantidade de água e espessura da casca. Para que tenhamos a pipoca, a água, encontrada em menor quantidade em grãos para pipoca, deve se transformar em vapor. Isto aumenta a pressão sob a casca grossa do grão de milho, que acaba por “estourar”, liberando amido gelatinizado, que se solidifica quando em contato com o ar.

     Nesta imagem é possível perceber a expansão do amido, se tornando na espuma de amido de milho que chamamos de pipoca. Um fato interessante neste fenômeno é que a pressão do vapor d’água, somada a do amido, pode chegar a 10 kg/cm2, cinco vezes mais do que a de um pneu de carro.


Poli acrilato de sódio e água
Todos aqueles grãozinhos são produzidos quando o poli acrilato de sódio entra em contato com a água.


   O poli acrilato de sódio é um polímero super absorvente. Também conhecido como gel super absorvente ou floc gel, ele pode absorver até 200 vezes seu peso em água. Este é um experimento interessante para fazer em casa: basta cortar uma fralda e adicionar água.

Arborescência elétrica (ou Figura de Lichtenberg)
O fenômeno acima é conhecido como arborescência elétrica, e ocorre antes da ruptura dielétrica de um material isolante sólido.

   A Ciência: Chamado Treeing elétrica, a GIF acima mostra um fenômeno pré-colapso elétrico onde, devido a descargas parciais que progride através do isolamento dielétrico estressado, a eletricidade toma um caminho parecido com os galhos de uma árvore.

   Este fenômeno pode ser observado quando alguns isolantes passam por estresse de um campo elétrico por muito tempo, com posterior descarga elétrica. A arborescência que observamos é resultado que danos causados por descargas parciais em isolamentos dielétricos.


Reacendendo uma vela sem tocar o pavio
   Para manter qualquer chama acesa, precisamos de oxigênio, combustível e energia. No caso de velas, a energia vem de um fósforo ou isqueiro, o combustível é o pavio de algodão da vela e o oxigênio vem da cera derretida e do ar. Quando apagamos a vela, é possível observar uma fumaça que contém vapor de cera. Se encostarmos um fósforo neste “fio” de vapor, as chamas descerão até o  pavio, reacendendo a vela.


Explosão de 1500 bolas de ping-pong
   A divertida explosão acima foi provocada ao misturar 1.500 bolinhas de pingue-pongue com nitrogênio líquido.

Areia mágica
O GIF acima mostra como a areia hidrofóbica se comporta quando é colocada em um pequeno tanque com água.

Puft
Olha que nome legal para a reação acima: polimerização explosiva da para-nitroanilina.

Queimando de Magnésio em Gelo Seco
A dupla acima conseguiu produzir uma grande quantidade de fumaça ao queimar magnésio com gelo-seco.


 Lítio em Fogo
Essa formação parecida a uma espécie de couve-flor queimada surge quando queimamos o lítio.

Peróxido de Hidrogênio Catalisado por Potássio
O “truque” que você acabou de ver é parecido ao apresentado no item 4, e também ocorre quando misturamos o peróxido de hidrogênio com o iodeto de potássio.

Desvio de uma Corrente de Água
Desvio de uma Corrente de Água com uma Vara Carregada

Você também pode fazer isso (em menor grau), esfregando um balão em seu cabelo, em seguida, segurando-o junto a água que sai da pia mas a água tem que estar em um filete bem fino.

Apagando as velas
Apagar velas com dióxido de carbono

Iluminado em um Jarro de Vidro
 Gás Inflamável Iluminado em um Jarro de Vidro

O mais provável e que seja álcool isopropílico 


Água cristalizando em floco de neve
Curiosidades: você sabia que um floco de neve nunca é igual ao outro? Eles são iguais as nossas impressões digitais, cada um tem a sua.

Um ímã de neodímio caindo através de um tubo de cobre


Lã de aço e bateria
Só precisa de uma bateria daquelas quadradinhas, esponja-de-aço (Bombril) e nada mais.  Ao encostar a bateria na la de aço a mesma pega fogo instantaneamente.
 Cuidado para não se queimar!




     Achei show de bola as experiencias, e queria compartilhar com vocês e poder mostrar um pouco da ciência por um outro lado, espero que tenham gostado e curtido tanto quanto eu.


Fonte: Mega Curioso
Fonte: Giz modo
Fonte: BuzzFeed