Te Contei? (4º bimestre)

Doar é o melhor meio de Comunicação


 A estoria de um homem que se se preocupou com o próximo em toda sua vida...

   Essa é a estoria de um homem cozinheiro que ajudou a um garoto, que roubou remédio para ajudar sua mãe que estava doente, ele é pego pela dona da farmácia, porem o garoto em desespero fala que os remédios são para a mãe dele, um cozinheiro ao ver o fato ocorrido, pede um momento e vai ate o garoto e pergunta para que os remédios e o menino confirma que são para mãe, então o cozinheiro não só compra os remédios para a mãe do menino, como também lhe manda comida.

   30 anos depois.... 

   O home caiu enfermo, e sua cirurgia, ficaria em 25 mil dólares, a filha desesperada coloca o restaurante a venda, para fazer a operação, 

  O  medico que se preocupa com esse homem, paga por sua operação, ele se recordou homem e de sua filha que o ajudou, ao deixar uma carta a filha do cozinheiro, ele explica que todas as despesas foram pagas a 30 anos atras com 3 analgésicos e o saco com a sopa de legumes....

   Ele se tornou um medico que se preocupa com as pessoa de baixos recursos, graças aquele gesto generoso do cozinheiro a 30 anos atras.

   Essa é uma campanha publicidade da TrueMove H o enredo foi inspirado em uma estoria de medicina real, por que mesmo sem dizer uma palavra, a comunicação é poderosa e pode criar oportunidade de uma qualidade de vida melhor.


Para você entender o que vou escrever, você terá que ver o vídeo.

-Mas que loucura, sempre esses ciscos nos meus olhos...

Brincadeiras a parte, o vídeo mostra o quanto é importante fazermos algo de bom sem querer nada em troca. Bem legal e emocionante. Serve como exemplo sem dúvidas!

A minha mãe ao terminar de ver o anuncio:
-Malditos ninjas cortando cebolas, embasaram a minha vista.



Por que os médicos usam roupas verdes ou azuis nas salas de cirurgia?

Mais do que uma questão de moda ou estilo, os jalecos verdes ou azuis dos médicos ajudam a salvar vidas durante as cirurgias, impedindo que os doutores deixem de perceber as nuances da cor vermelha.
















É tudo uma questão de extremos opostos no espectro de cores: as diversas nuances do vermelho, presentes em abundância nas cirurgias, são as cores complementares de diversos tons de azul e verde.

Ou seja, o vermelho e suas variações estão no extremo oposto do azul e do verde no espectro de cores.

Um coração vermelho ou azul-esverdeado?

Faça um teste: visualize a imagem abaixo por pelo menos 15 segundos e, em seguida, olhe para uma superfície branca.


Você também viu um coração azul-esverdeado?

Seria algo mais ou menos dessa cor que um cirurgião veria se tudo à sua volta, inclusive os jalecos de outros médicos e enfermeiros, fossem totalmente brancos dentro da sala de cirurgia.

Fantasmas de cores complementares


Para impedir que os cirurgiões e os profissionais auxiliares se distraiam com essas ilusões de ótica, vendo “fantasmas” de cor verde para onde quer que olhem, é que surgiu essa ideia de substituir os jalecos brancos nas salas de cirurgias pelos da cor verde ou azul.

Assim, os tais “fantasmas verdes e azuis” se fundem à cor dos jalecos, deixando de se tornar uma distração. Quem confirma a teoria é Paola Bressan, pesquisadora de ilusões visuais da Universidade de Padova, na Itália.

De onde surgiu a ideia?
De acordo com um artigo de 1998 do Today’s Surgical Nurse, a ideia dos jalecos coloridos foi difundida no começo do século 20 por um influente médico que defendia que o verde e o azul seriam cores mais confortáveis para um médico visualizar durante as cirurgias — justamente pelos motivos que acabamos de explicar. Antes disso, os jalecos usados nas operações eram totalmente brancos.

Que falta de sensibilidade!




























E não é só isso: o nosso cérebro interpreta cores em sua relação uma com as outras e, olhando por muitas horas para variações entre vermelho e rosa, o sinal dessas cores no cérebro desvanece e o cirurgião pode correr o risco de ficar dessensibilizado com as nuances entre os tons de vermelho.

Então, olhar para algo verde ou azul, de tempos em tempos, ajuda o cérebro a ficar mais sensível ao vermelho, segundo John Werner, psicólogo que estuda a visão na Universidade da Califórnia.

Alem disso, quando os campos cirúrgicos são brancos refletem a luz forte dos focos cirúrgicos e deixando os médicos meio cego quando opera.


E você, o que achou dessa curiosidade?



Eu achei bem interessante, nuca havia de imaginar o por que disso, pensava que era somente por estética... 



Fonte: Ñ.intendo
Fonte: Mega Curioso