Mundo (2º bimestre)

Angelina Jolie conta que retirou os seios para evitar câncer de mama.


     Em um artigo chamado "Minha opção medica" publicado no Jornal "The New York Times" desta terça-feira, dia 14 de maio de 2013. Angelina Jolie revelou que se submeteu a uma dupla mastectomia para diminuir a possibilidade de vir a ter câncer de mama, que chegava a 87%. Com histórico da doença na família, a atriz de 37 anos explicou que, através de um teste, descobriu que também tinha 50% de chances de ter um tumor nos ovários. "A verdade é que eu tenho um gene falho, o BRCA1, que aumenta consideravelmente minhas chances de desenvolver câncer de mama e câncer de ovário" comentou.


     Ao todo, o procedimento levou três meses para ser concluído - a primeira cirurgia aconteceu em fevereiro e a alta só veio em abril. "Eu estou escrevendo sobre isso agora porque eu espero que outras mulheres possam se beneficiar com a minha experiencia. Câncer ainda é uma palavra que gera medo no coração das pessoas, produzindo uma profunda sensação de impotência. Mas hoje é possível descobrir através de um exame de sangue se você é ou não altamente suscetível a câncer de mama e ovário e então tomar uma atitude", explicou Angelina, que lamentou o fato desse teste custar cerca de US$ 3 mil dolares nos Estados Unidos.
     "Eu me sinto segura de que fiz uma escolha dura e que de maneira nenhuma diminui minha feminilidade", afirmou e agradeceu ao marido, Brad Pitt, que a apoiou ao longo de todo o processo. "Nós conseguimos encontrar momentos para rir juntos. Sabíamos que isso era a coisa certa a se fazer pela nossa família e que nos deixaria mais próximos", Jolie, que teve três filhos com Brad Pitt e adotou três, afirma que esta muito melhor depois da cirurgia. "Posso dizer a meus filhos que não devem ter medo de me perder por culpa de um câncer de mama", escreve.
     A operação deixou apenas pequenas cicatrizes que não chocarão nossos filhos, conta Jolie. 


Histórico na família

     A mãe de Angelina Jolie morreu de câncer aos 56 anos "Quando soube qual era minha situação, optei pela prevenção para minimizar o risco máximo possível. Tomei a decisão de submeter-me a uma dupla mastectomia preventiva" explica Jolie no artigo.

Hospital Pink Lotud Breast Center (Local onde Jolie foi tratada)

      Muito bonito, nobre e corajoso que a nossa "Amiga" fez porem vamos falar da realidade, da nossa realidade Brasileira, em uma país como o nosso acho que a grande maioria das mulher não teriam como fazer esse exame por ser caríssimo (Sem contar que muitos especialistas dizem que não se devem ser feito para não acabar descobrindo sobre outras doenças que você não queria, como o mal de Alzheimer que não tem cura, então para o que te interessa saber disso, para sofrer por antecedência que você poder desenvolver uma doença que você não sabe nem se vai ter?)
    Ela passou primeiro por uma cirurgia onde preservou os mamilos para fazer a recomposição depois dos novos seios com o silicone... em um país que tem uma saúde tão decadente como a nossa acho que serão carniceiros vão arrancar tudo e te deixar sem nada alem de uma bela cicatriz... foi bonito, foi nobre, mas acho que não foi eficaz para a realidade de varias mulheres que não tem o dinheiro dela.... Afinal ela não teve que fazer tudo pelo SUS não é mesmo!

Fonte: Eu vi ali