Saúde e bem estar


Saiba como eliminar ácaros e evitar reações alérgicas dentro de casa.

Pessoas com rinite ou asma costumam sofrer mais com o problema. 

Especialistas explicam como limpar colchões, travesseiros e cortinas.


     

Os ácaros são organismos extremamente pequenos, visíveis apenas por um microscópio, mas que podem causar grandes transtornos para a saúde.



     Isso porque eles podem estar em qualquer lugar dentro de casa e são os principais desencadeadores de alergias respiratórias, como explicaram o infectologista Caio Rosenthal e o alergista Clóvis Galvão.      No entanto, os médicos alertaram que, para o ácaro provocar uma reação alérgica, a pessoa precisa já ter algum problema – geralmente, são aquelas que têm Asma ou rinite, alergias respiratórias mais comuns. Por isso, nesses casos, é ainda mais importante se preocupar com a higienização correta de colchões  travesseiros, cobertores e também cortinas, objetos que podem acumular muitos ácaros.     Em relação ao travesseiro, o alergista Clóvis Galvão alertou que, em apenas dois anos de uso, um terço de seu peso é formado por ácaros – por isso, de maneira geral, a dica é trocá-lo a cada dois anos.     Não é recomendado também lavar os travesseiros porque, durante a secagem, eles ficam úmidos e podem criar um ambiente favorável para a proliferação desses organismos – a dica é optar, se for o caso, pela lavagem a seco.     O médico alertou também que pessoas com alergias respiratórias devem evitar travesseiros de ervas e plumas e cobertores porque esses acumulam mais ácaros e fungos. Nesses casos, os mais indicados são os travesseiros de látex ou espuma e os edredons. No entanto, caso a pessoa queira muito utilizar um travesseiro de pluma ou um cobertor, ela pode optar por capas ou protetores antiácaro, como - as mais seguras são as que têm zíper, que deixam os organismos “aprisionados”.     Ainda no quarto, o infectologista Caio Rosenthal explicou que, na hora de dormir,  é importante trocar a colcha que cobre a cama durante o dia por uma nova. Fora isso, as almofadas e colchões devem ser higienizados semanalmente com um aspirador.     Além dos cuidados na hora de dormir, é importante ficar também atento a outros momentos e partes da casa, como o piso, por exemplo.     O carpete geralmente acumula mais poeira e pode não ser a melhor opção – os pisos mais fáceis de limpar são os melhores, assim como as cortinas, que devem ser lavadas uma vez por semana, no mínimo, especialmente as persianas. Há ainda a opção de colocar os travesseiros e colchões no sol, o que pode ajudar a matar os ácaros, mas não eliminá-los totalmente - por isso, ao tirar o objeto do sol, é importante sempre aspirá-lo de preferencia com uma escova elétrica.


Solução caseira acaricida

Para eliminar o ácaro, há uma receita indicada pelo alergista Clóvis Galvão que pode ser aplicada com uma escova ou pano em persianas, sofás, cortinas e carpetes, por exemplo.



Veja abaixo como prepará-la:
- Misture 200 ml de vinagre de vinho branco em 4 litros de água.
*Essa receita pode reduzir em 87% o número de ácaros.

Dormindo com o inimigo...



As vezes me pergunto como é que pode um bicho tão pequeno e fazer um estrago tão grande... Sei bem disso por que tenho rinite e alergia respiratória.
(Mas devo confessar alguns antialérgicos são uma delicia)
A minha mãe costuma a  usar  uma receita parecida com aquela de cima para fazer a limpeza das coisas, porem ela usa com água morna e um pouco de álcool também misturado... Será que isso tem alguma eficacia? Essa receita vem desde da época da minha bisavó, que ensinou para minha avó. que passou para minha mamãe...
Vou partindo com uma musiquinha na cabeça.... Ácaros malditos.... Ácaros malditos... nos te adoramos eliminar..... Vocês odeiam, água, odeiam o sol, então vamos te eliminar....

Vídeo gravado através do canal Discovery Channel e disponibilizado pelo Dr. Edson Trevisan (Médico Pediatra e Alergista - Pneumologista), com o intuito de informar e prevenir pacientes.